Roncar , sinal de importantes problemas de saúde


      O roncar sempre foi visto como um ruído que incomoda muito a companheira de quarto porém atrás deste sinal existem uma série de complicações extremamente perigosas . A apnéia do sono, que são micro despertares pela dificuldade de respirar,é considerada uma das fontes de dificuldades nas atividades diárias. A sonolência durante o dia , o cansaço generalizado , a falta de motivação e de concentração são algumas das repercussões das apnéias durante o sono. Os indivíduos obesos são os mais afetados e além dos problemas durante o dia, no período do sono, a respiração se torna mais difícil e pode trazer arritmias cardíacas. Alguns pacientes apresentam também alterações da pressão arterial podendo inclusive apresentar pressão alta.
O problema maior foi constatado nos últimos trabalhos publicados sobre este tema onde pesquisadores mostraram que quando se compara roncadores com indivíduos normais , os barulhentos tem níveis de hormônio masculino diminuídos. Isto acontece porque o ronco tornando a respiração deficiente altera a ligação do cérebro com o aparelho reprodutivo , diminuindo a fabricação dos hormônios . A realização de uma polissonografia , um exame realizado durante a noite monitorando as variáveis como batimentos cardíacos, respiração, pressão arterial entre outras , pode detectar o problema.
Desta forma não deixe a história do ronco como um problema que se resolve dormindo cada um no seu quarto pois as repercussões na saúde são muito graves.. Bom , se faltava mais alguma razão para o senhor roncador procurar um especialista acho que a perda do hormônio masculino apelo imbatível.