Dores Crônicas x Depressão - Será que andam juntas?

Estudos americanos publicados este ano no Jornal de Psiquiatria chama à atenção para o fato de que as pessoas com depressão tem duas vezes mais chances de terem dores crônicas sem sintomas de depressão. Já as pessoas com depressão e com dores crônicas tem muito melhor resposta com drogas que tratam os dois sintomas. A observação numa população de ± 20.000, em cinco países da Europa trouxe informações importantes. Quase 20% do total de participantes apresentaram dores crônicas e 4% depressão grave.
Dos indivíduos com depressão grave 43% também tinham dores crônicas. Os sintomas mais comuns eram dores nas costas e a cefaléia (dor de cabeça).
Outro dado importante é que pessoas que apresentaram dores 24 hs também tinham mais chances de ter depressões graves, mostrando que as dores continuas aumentam a possibilidade de ficarem deprimidos.
O diagnóstico da depressão tem sintomas já conhecidos como mudanças de apetite, de humor, insônia ou muito sono, irritabilidade, falta de motivação. Os pesquisadores acreditam que a dor crônica deve ser incluída na lista de sintomas para ser devidamente tratada.
Não sabemos quem vem primeiro, a dor ou a depressão mas já sabemos que ambas podem ser tratadas.