NEM TUDO QUE QUE TENSIONA É "STRESS"!

Os brasileiros tem muita facilidade na utilização de novos termos empregando-os no dia a dia em substituição a várias expressões comuns.Atualmente, estar estressado é sinônimo de ansioso, nervoso, apressado ou raivoso.
As pessoas ainda não conseguiram entender que o "STRESS" vem de uma reação corporal (aumento da pressão arterial, freqüência cardíaca e respiratória entre outras) quando o nosso organismo é submetido a uma situação de perigo. Neste momento as glândulas chamadas supra-renais liberam os hormônios que desencadeiam o "stress" que são a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol.
Desta forma nas referidas situações de emergência todos nós temos esta resposta corporal que pode ainda aumentar o açúcar do sangue, aumentar o suor e reduzir nossas defesas. O problema não é a reação aguda devido à uma situação definida mas sim quando ele se torna crônico e repetitivo aparecendo sem motivo aparente. Não podemos utilizar um estresse para explicar toda e qualquer doença sem causa aparente. As doenças chamadas psicossomáticas são muito comuns em indivíduos quando sofreram processos crônicos de estresse, como por exemplo doença do aparelho digestivo, do aparelho cardiovascular e mesmos as relacionadas com a baixa imunidade. A vida competitiva, as dificuldades no relacionamento, na vida afetiva, na esfera profissional, todas são motivos de sofrimento e de reações crônicas de estresse capazes de nos levar a adoecer. Os cuidados todos nós sabemos, agora como lidar com as situações a vida vai nos ensinando!