Depressão é a quinta maior questão de saúde no planeta!


A Organização Mundial de Saúde acredita que a depressão será nos próximos 20 anos o segundo maior problema de saúde do mundo. Só perdendo para as doenças do coração. As explicações são várias porém o que chama mais a atenção e que as solicitações do mundo externo estão cada vez mais exageradas.
A população está vivendo mais e desta forma tendo que enfrentar por mais tempo as enormes pressões da sociedade cada vez mais competitiva. As mulheres são mais afetadas que os homens numa proporção de 2 para 1 e as variações hormonais são possivelmente uma das causas. A doença tem atingido cada vez mais pessoas mais jovens sem escolher raça, nível social ou financeiro. A genética é muito forte pois se um dos pais é depressivo o filho tem 15% de chance de ser também. Se o pai e mãe são deprimidos o filho tem 33% de possibilidade de adquirir a doença. A depressão está associada a produção dos dois neurotransmissores, o primeiro chamado serotonina responsável pela motivação, energia e atenção. O segundo é a noradionalina responsável pela impulsividade, apetite e libido. Na depressão estes hormônios estão diminuídos e deixam de controlar o humor e as funções cognitivas (cerebrais). O diagnóstico da depressão deve ser feito quando o indivíduo tiver no mínimo 5 destes sintomas. 1 - Humor deprimido; 2 - Perda do interesse em parar nas suas atividades; 3- Alteração do apetite; 4 - Insônia ou muito sono; 5 - Agitação ou retardo psicomotor; 6 - Capacidade diminuída de concentração; 7 - Pensamentos suicidas.
Depressão não é tristeza pois esta é passageira e tem motivo definido. O tratamento deve ser feito com medicação e psicoterapia dependendo da intensidade. Procure o seu clinico ou um psiquiatra para tratamento adequado.